segunda-feira

Os temas do carnaval do MicroTrio

Todos os anos o MicroTrio de Ivan Huol sai com um tema. Em 2020, a bola da vez é “MicroTrio em Águas”, tema que surge como resposta ao descaso com o meio ambiente presenciado no Brasil nos últimos anos, que contamina nossos mananciais hídricos.


Mas você se lembra dos temas dos últimos anos? Olha só:


2014 - O tema “O Artist´é Tu” surgiu como resposta a “famosos” cantores de trio que reinvidicavam para si o poder de atrair turistas e fazer o carnaval da Bahia. O MicroTrio de Ivan Huol estampou  fotos dxs amigxs no seu carro e distribuiu canetas para elxs “autografarem” o carro, deixando sua marca pessoal e lembrando que quem faz o carnaval é o povo!
 
2015 – “MicroTrio Solar” trazia um painel de energia solar fotovoltaico instalado no carro para captar a energia do Sol e transformá-la em energia contínua; assim, alimentava a iluminação do microtrio.  



2016 – O MicroTrio levantou com o folião sua bandeira multicolor para carnavalizar a “Família Colorida”, tema importantíssimo que focou na união e no poder das diferenças a força da aceitação de um novo mundo. A ideia era reforçar e valorizar os muitos tipos de uniões possíveis e capazes de formar nossa verdadeira família brasileira, com todos os parentescos, cores, raças, gêneros, orientações, formações e números, possíveis e aparentemente impossíveis.

2017 – Nesse ano o MicroTrio foi “GG”, de Geleia Geral, numa referência à expressão cunhada pelo poeta Décio Pignatari que se tornou o título do manifesto-canção de Torquato Neto e Gilberto Gil; mas o “MicroTrio GG” era também “extra grande” em sua potencialidade e possibilidades!



2018 – O MicroTrio de Ivan Huol fez questão de cantar a plenos pulmões naquele ano:“É proibido proibir”, e saiu às ruas de Salvador com o tema “Censura Livre”, com fôlego de sobra para tocar, cantar e fazer dançar quem encarava aquele momento do país sem medo de ser feliz. Na cenografia do carro, peças clássicas e modernas de artistas como Michelangelo, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Botero, Picasso e Caribé, juntas e misturadas, para lembrar a todes que a Arte sempre foi – e sempre será – livre.

2019 – Diante do que acontecia no Brasil, o grupo resolveu reforçar o tema da liberdade e assumiu o tema “Livre para todos os públicos” naquele ano. Retomou o grito que nem todo mundo ouviu e renovou a ideia de que a diversidade estética, sonora, intelectual e comportamental da rua era a verdadeira essência da folia baiana. Música livre! Alegria livre! Desejos livres! Corpos livres de preconceito de gênero, estilo ou idade.

O tema “MicroTrio em Águas” em 2020 surge para criar uma verdadeira correnteza de alegria nas ruas de Salvador, abrindo caminho tanto para a festa quanto para a valorização da nossa riqueza hídrica.A água, fonte de toda a vida, inspira musicalidades e subjetividades mais que necessárias para fazer o carnaval do MicroTrio e de quem mais vier.

Assim, em 2020, o “MicroTrio em Águas” chega em ponto de ebulição, se transformando em fantasia, em alerta e em despertar para uma nova maneira de olhar para nossa realidade – como o MicroTrio de Ivan Huol faz há 23 anos com o próprio carnaval baiano.

E no resgate de um carnaval menos padronizado, ele convoca seu enorme público a sair fantasiado, encarando o seu cortejo como uma possibilidade de brincar e se re-conectar com o aspecto lúdico do carnaval.

Somos 60% água e esse elemento que compõe três quartos do nosso planeta redondo precisa ser cuidado, lembrado, festejado.

Vem me regar, Carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário